Um comunicado divulgado no final da segunda sessão ordinária do Conselho Nacional de Crédito da Guiné-Bissau (CNC-GB) refere ainda que as receitas fiscais registaram um aumento nos primeiros três meses do ano e que as despesas inscritas em sede de Orçamento de Estado registaram uma redução-
“O défice da balança comercial situou-se em 6 mil milhões de francos CFA contra 14,6 mil milhões durante o primeiro trimestre de 2014”, informa o comunicado que acrescenta que, globalmente, a actividade económica registou uma melhoria nos três primeiros meses deste ano.
O CNC-GB garantiu que se a tendência observada no primeiro trimestre se mantiver a economia da Guiné-Bissau poderá crescer este ano 4,7% contra 2,9% em 2014.
O Conselho Nacional de Crédito da Guiné-Bissau prevê igualmente que o Produto Interno Bruto registe um crescimento de 4,8% em 2016 e de 5,0% em 2017 e 2018.
Sublinhando a necessidade de aumentar a concessão de crédito à economia, o CNC-GB constatou que os valores permanecem baixos devido ao nível de crédito malparado na carteira dos bancos comerciais desde 2012. (Macauhub/GW)
http://www.macauhub.com.mo/pt/2015/06/25/producao-industrial-da-guine-bissau-cresce-74-no-1%C2%BA-trimestre/