VACINAS CONTRA PNEUMONIA E DIARREIAS ENTRAM NO PROGRAMA DE VACINAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU

SAÚDE / VACINAÇÃO / PNEUMONIA E DIARREIAS

DUAS NOVAS VACINAS CONTRA PNEUMONIA E DIARREIAS VÃO SER INTRODUZIDAS NO PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU, ATÉ AO FINAL DO ANO. O ANÚNCIO FOI FEITO HOJE PELO GOVERNO E AS ENTIDADES PARCEIRAS DA INICIATIVA, EM COMUNICADO.

A INICIATIVA É DO GOVERNO DE GUINÉ-BISSAU EM PARCERIA COM A ALIANÇA GLOBAL PARA A VACINAÇÃO E A IMUNIZAÇÃO (GAVI), O FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF) E A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS).

Vão ser introduzidas, simultaneamente, no programa a vacina antipneumocócica e a vacina contra o rotavírus "num esforço para combater a pneumonia e as doenças diarreicas, que representam aproximadamente 10% das mortes em menores de cinco anos no país", refere-se no comunicado conjunto.

Na Guiné-Bissau, "o número de óbitos em menores de cinco anos baixou de 116 por mil em 2010 para 89 por mil em 2014, uma redução de cerca de 20% nos últimos cinco anos", acrescenta-se no comunicado.

Apesar deste progresso, são ainda números muito elevados, alertam.

Com o apoio da GAVI, UNICEF, OMS e outros parceiros, doses das vacinas encontram-se já disponíveis em todos os centros e hospitais do país, enquanto os trabalhadores da saúde estão atualmente a receber formação.

Agentes de saúde comunitária estão envolvidos na informação e educação das comunidades sobre as novas vacinas.

LUSA