POLÍTICA / COOPERAÇÃO / VISITA OFICIAL

PRESIDENTE DO PARLAMENTO PORTUGUÊS, ASSUNÇÃO ESTEVES, REALIZA VISITA OFICIAL À GUINÉ-BISSAU DE 16 A 19 DE JUNHO, A CONVITE DO SEU HOMÓLOGO, CIPRIANO CASSAMÁ.


O INTENSO PROGRAMA DE TRÊS DIAS INCLUI ENCONTROS COM AS MAIS ALTAS ENTIDADES DO PAÍS E CONTACTOS COM PROJETOS DE COOPERAÇÃO.

ASSUNÇÃO ESTEVES DISCURSARÁ NA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR, A 18 DE JUNHO, SENDO ASSINADO, NO DIA SEGUINTE, UM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE OS PARLAMENTOS PORTUGUÊS E GUINEENSE.

Durante a visita, Assunção Esteves irá avistar-se com o Presidente da República, o Presidente da Assembleia Nacional Popular, o Primeiro-Ministro, o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e o Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas.

A PAR contactará com projetos de cooperação, estando previstas, neste âmbito, visitas à Escola de Djoló – uma escola financiada pela ONG Afetos com Letra –, à Faculdade de Direito de Bissau e à Comissão Nacional de Eleições.

Assunção Esteves presidirá igualmente à cerimónia de entrega de dois contentores frigoríficos, oferecidos pelo Instituto Nacional de Emergência Médica, com medicamentos e outros materiais destinados a prevenir e combater o ébola, numa sessão que contará com a presença da Ministra da Saúde da Guiné-Bissau e do Presidente do INEM. Visitará também o Navio Patrulha Português Figueira da Foz, ancorado no Porto de Bissau.

A Presidente da Assembleia da República prestará homenagem a Amílcar Cabral, participando em cerimónias no Quartel de Amura e em Bafatá, onde nasceu o líder político.

A delegação parlamentar que acompanha a PAR é composta pelos deputados Ester Vargas (PSD), Paulo Pisco (PS), Abel Baptista (CDS-PP), Diana Ferreira (PCP) e José Luís Ferreira (PEV).