CONSELHO DE MINISTROS EM BAFATÁ

TV GUINE-BISSAU - 01/06/15 - Após a despida oficial do Rei de Marrocos Mohamed VI, os membros do governo seguiram para a cidade de Bafatá, para o 1º Conselho de Ministros realizado na região.


Foi um Conselho de Ministros especial, dedicado às comemorações do 42º Aniversário da Independência Nacional, a realizar-se em Bafatá, e ao debate do Plano do Desenvolvimento Regional (PDR) da cidade.

Trata-se de uma parceria entre as autoridades locais e o governo central para o desenvolvimento da região e o combate à pobreza, sublinhou o Chefe do Governo.

Simões Pereira informou que Bafatá poderá adquirir um estatuto especial, como património histórico nacional, e foi com esse objectivo que o Secretário de Estado do Turismo visitou recentemente Cabo Verde.

O Governador da Região, Abudu Sambu, frisou que a região se sente honrada pela magnífica ocasião de beneficiar a terra de Amílcar Cabral com planos de desenvolvimento.

O PDR de Bafatá, apresentado pelo Eng.º Filomeno Barbosa, foi elaborado por uma equipa técnica do Gabinete Regional de Plano e aprovado de forma sumária, apesar das recomendações para a sua adaptação à Visão Estratégica e Operacional “Terra Ranka” 2015 e 2020.

No quadro das comemorações da independência do país ficou aprovado um plano de intervenção rápida para o Sector de Bafatá para o revestimento da Baixa de Bafatá; melhoramento da iluminação pública e restabelecimento da água canalizada; reabilitação do mercado central para produtos frescos, do clube local, do restaurante e da piscina; construção de um espaço junto a Casa Amílcar Cabral para servir de atividades lúdicas e culturais; apoios à Mesquita e à Sê catedral centrais; lançamento ou construção de um hotel com 50 quartos; reabilitação da sede do Governo local, da jardinagem da rotunda e do parque infantil.

Discutiu-se também uma programação de atividades culturais e desportivas, incluindo uma parada militar acompanhado por uma banda musical; exposição fotográfica sobre à Luta de Libertação Nacional e pós-independência; projeção de filme sobre a independência e fogo-de-artifício.

No plano político, propôs-se uma sessão especial na Assembleia Nacional Popular e a participação de um Pelotão dos Combatentes Liberdade da Pátria nas efemérides.

Foi também definido uma lista de membros do governo, por sectores, com o fim de criar maior proximidade entre as populações e maior interação entre as autoridades locais e o Governo central.

Amanhã, dia 31 de maio, o Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações inaugurará uma Praça de Internet livre em Bafatá, na presença do Primeiro-Ministro.